Iniciativa local e digital de coaching universitário é apresentada em Foz do Iguaçu/PR

O mais novo ambiente virtual de ensino e troca de experiências deve ser assunto no 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Denominado como Focalize, socializado junto do Mirante Cidadania Colaborativa, startup selecionada para exposição no evento, deve agregar valor ao debate e perspectiva em torno de métodos ativos que colocam em primeiro plano o estudante

O evento ocorre de 17 a 21 de setembro de 2017, na cidade de Foz do Iguaçu/PR. O Focalize, por sua vez, é uma nova aposta quando o assunto é EAD mas, principalmente, trabalho extracurricular. Com o objetivo de potencializar competências e habilidades, é uma iniciativa virtual de coaching universitário, fruto da dissertação de mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede, da Comunicadora Social, com Habilitação em Relações Públicas, especialista em Gestão de Negócios, Liana Merladete.

Ela, que idealizou e executou o experimento presencialmente na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), aperfeiçoou sua própria metodologia e ampliou a alternativa  a partir do apoio de Andrewes Pozeczek, Analista de Sistemas, especialista em Administração da Tecnologia da Informação. Mestres em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, a dupla fez testes e desenvolveu um sítio amparado pelo já reconhecido Moodle.

O seu conteúdo é direcionado a discentes do ensino superior e a recém graduados que precisam ir além da técnica e, sobretudo, (re)encontrar aquilo que pode fazê-los diferenciados diante de um exigente mercado de trabalho.

Mas é o ambiente restrito que chama a atenção. Só poderá ter acesso a vídeos-aula e feedbacks personalizados, discentes e egressos da(s) IES parceira do projeto. A expectativa é apresentar a ferramenta atrelada ao método e ampliar o universo de atuação da proposta.

O atendimento aos coachees, nome dado a quem passa pelo processo de coaching, não abre mão do contato humano, ainda que a inovação apresentada no congresso seja o âmbito digital. Um total de oito agendas compõem o método e instigam ao autoconhecimento, planejamento estratégico, gestão de tempo e marketing pessoal.

Atendendo a expectativa de apoio na formação de perfis multifacetados e aptos à tomada de decisão, o Focalize aparece como um instrumento de apoio quando o assunto é inteligência competitiva.

Mais – A partir da percepção da experiência presencial, avaliando e considerando os limites e potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao coaching universitário, tema da já citada dissertação, a proposta foi otimizada e o projeto, chancelado pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia AGITTEC, a partir de seleção pública de demanda tecnológica, foi repaginado, fazendo referência ao animal (foca) e também ao substantivo foco.

 

Visite a proposta do sítio em www.focalize.etc.br. Mais informações ou dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: contato@focalize.etc.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *